Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

O Meu Olhar...

"Os teus olhos tem um que ver que nos meus fizeram acender uma chama, são belos, cativos; e apresionados os meus ficaram. Se deixasse de os ver, os meus cegavam, pois sem os teus olhos os meus mortos se calavam e vazios ficavam." RS

"Os teus olhos tem um que ver que nos meus fizeram acender uma chama, são belos, cativos; e apresionados os meus ficaram. Se deixasse de os ver, os meus cegavam, pois sem os teus olhos os meus mortos se calavam e vazios ficavam." RS

O Meu Olhar...

03
Jan08

Dicas para passar a roupa a ferro...

Suaveneno

Eu gosto e sei passar qualquer peça de roupa a ferro, mas sei que hoje em dia tem muitas meninas que não gostam ou não sabem passar a roupa a ferro. Tem algumas peças que são mais difíceis que outras, entre estas estão as camisas e as calças de vinco. Aqui ficam algumas dicas para obter óptimos resultados.

 

Dicas iniciais

 

Para as camisas e para as calças, antes de iniciar qualquer procedimento, encha o ferro de passar com água. O ferro de passar tem uma abertura para colocar água dentro, verta alguma para dentro do ferro, até ele ficar cheio.

De seguida deve colocar o ferro na temperatura ideal para o tipo de tecido que vai passar. Para saber a temperatura ideal que deve colocar no ferro para passar uma peça de roupa, procure a etiqueta que vêm na parte interior dessa peça de roupa. Leia essa etiqueta, que entre composição e cuidados especiais a ter com ela, também diz qual a temperatura a que deve ser passada. Nas camisas, usualmente esta etiqueta costuma estar nas laterais, nas calças usualmente está presa à cintura.

Coloque o ferro pousado de pé (vertical), com a base de ferro virada para si. Ligue o ferro à tomada e dê algum tempo para ele aquecer, menos de 1 minuto é usualmente suficiente. Para verificar se o ferro está suficientemente quente, verta algumas gotas de água na superfície metálica, se as gotas ferverem é porque o ferro está suficientemente quente.

Se a roupa estiver demasiado amarrotada, o ideal é borrifá-la com algumas gotas de água antes de começar a passar; senão, pode começar a passar a peça seca. Nunca passe uma peça manchada, ou usada com manchas de suor; o calor do ferro irá fixar essa nódoa, sendo bastante difícil, ou mesmo impossível de retirar depois.

 

 

 

Passar a ferro camisas

 

  • Desabotoe a camisa, incluindo punhos e colarinhos.
  • Se a camisa for de cores claras passe-a do lado direito, se for de cores escuras passe-a do avesso.
  • Comece por passar os punhos, estes devem ser passados pelo lado interior.  
  • De seguida passe as mangas da camisa, coloque a manga da camisa ao longo da tábua e acerte a manga pela costura, estique a manga com a mão e passe-a desde o punho até ao ombro, de seguida vire a manga e repita do outro lado. Troque de manga e repita o processo. Saiba que é normal a manga da camisa ficar com um vinco desde o ombro até ao punho, se preferir a manga sem vinco basta rodar a manga da camisa e com cuidado passar o ferro apenas sobre o vinco.  
  • De seguida comece por passar as costas da camisa, coloque a camisa ao longo da tábua e vá rodando a camisa de modo a percorrer as costas todas. Movimente o ferro para cima e para baixo, levando-o até as pontas da camisa. Tenha em atenção para não deixar o ferro em contacto com o tecido mais do que uns segundos, para evitar queimar a camisa.
  • Depois de passar as costas, passe para a parte da frente, rodando a camisa na tábua de engomar até ficar com uma das partes da frente em cima da tábua.
  • Passe uma das partes da frente da camisa, e de seguida passe a outra parte, passe com o ferro por debaixo dos botões e perto do colarinho.
  • Coloque a camisa estendida na tábua de passar a ferro virada para baixo com o colarinho na zona da parte arredondada da tábua de passar.
  • Por fim, espalme o colarinho da camisa em cima da tábua, e passe os dois lados do colarinho da camisa.
  • Pendure a camisa num cabide, para não amarrotar.

 

Passar a ferro as calças

 

  • Tal como para outras peças de roupa, leia as instruções relativas ao passar, que vem na etiqueta das calças; repare se as calças devem ser passadas do avesso e qual é a temperatura indicada para o fazer.
  • Comece pela parte superior das suas calças, a cintura e o cós, passe para ambos os bolsos, e finalmente passe até ás bainhas das calças.
  • Vire as calças do avesso, depois coloque-as na parte arredondada da tábua de passar, como se as quisesse vestir à tábua, colocando a parte da frente das calças para cima. Passe a parte da frente das calças, incluindo a cintura. Rode as calças e passe a parte de trás superior das calças.
  • Coloque as calças ao longo da tábua de passar de maneira a que ambas as pernas fiquem uma em cima da outra, ao longo da tábua (pelos vincos). Passe as calças de maneira a passar toda a perna, até cima. Mantenha os vincos nas calças passando as calças pelas marcas já existentes. (Se forem umas calças de ganga, não faça vincos, coloque-as em cima da tábua de passar, estendidas com as pernas paralelas, passando-as de baixo para cima dos dois lados.)
  • Pegue na bainha das calças da perna que estiver a passar puxe-a até à cintura, para poder passar a parte de dentro das calças. Repita isto para a outra perna.
  • Por fim passe as bainhas de ambas as pernas.
  • Pendure as calças num cabide, para não perderem os vincos, e não amarrotarem.

 

 

(Para as meninas não implicarem mais com o passar e engomar eu corrigi.

A verdade é que tirei o texto de dois sites brasileiros, daí a palavra "engomar".

Espero que tenham ficado satisfeitas.)

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2012
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2011
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2010
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2009
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2008
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2007
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2006
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D