Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

O Meu Olhar...

"Os teus olhos tem um que ver que nos meus fizeram acender uma chama, são belos, cativos; e apresionados os meus ficaram. Se deixasse de os ver, os meus cegavam, pois sem os teus olhos os meus mortos se calavam e vazios ficavam." RS

"Os teus olhos tem um que ver que nos meus fizeram acender uma chama, são belos, cativos; e apresionados os meus ficaram. Se deixasse de os ver, os meus cegavam, pois sem os teus olhos os meus mortos se calavam e vazios ficavam." RS

O Meu Olhar...

03
Jan08

Dicas para passar a roupa a ferro...

Suaveneno

Eu gosto e sei passar qualquer peça de roupa a ferro, mas sei que hoje em dia tem muitas meninas que não gostam ou não sabem passar a roupa a ferro. Tem algumas peças que são mais difíceis que outras, entre estas estão as camisas e as calças de vinco. Aqui ficam algumas dicas para obter óptimos resultados.

 

Dicas iniciais

 

Para as camisas e para as calças, antes de iniciar qualquer procedimento, encha o ferro de passar com água. O ferro de passar tem uma abertura para colocar água dentro, verta alguma para dentro do ferro, até ele ficar cheio.

De seguida deve colocar o ferro na temperatura ideal para o tipo de tecido que vai passar. Para saber a temperatura ideal que deve colocar no ferro para passar uma peça de roupa, procure a etiqueta que vêm na parte interior dessa peça de roupa. Leia essa etiqueta, que entre composição e cuidados especiais a ter com ela, também diz qual a temperatura a que deve ser passada. Nas camisas, usualmente esta etiqueta costuma estar nas laterais, nas calças usualmente está presa à cintura.

Coloque o ferro pousado de pé (vertical), com a base de ferro virada para si. Ligue o ferro à tomada e dê algum tempo para ele aquecer, menos de 1 minuto é usualmente suficiente. Para verificar se o ferro está suficientemente quente, verta algumas gotas de água na superfície metálica, se as gotas ferverem é porque o ferro está suficientemente quente.

Se a roupa estiver demasiado amarrotada, o ideal é borrifá-la com algumas gotas de água antes de começar a passar; senão, pode começar a passar a peça seca. Nunca passe uma peça manchada, ou usada com manchas de suor; o calor do ferro irá fixar essa nódoa, sendo bastante difícil, ou mesmo impossível de retirar depois.

 

 

 

Passar a ferro camisas

 

  • Desabotoe a camisa, incluindo punhos e colarinhos.
  • Se a camisa for de cores claras passe-a do lado direito, se for de cores escuras passe-a do avesso.
  • Comece por passar os punhos, estes devem ser passados pelo lado interior.  
  • De seguida passe as mangas da camisa, coloque a manga da camisa ao longo da tábua e acerte a manga pela costura, estique a manga com a mão e passe-a desde o punho até ao ombro, de seguida vire a manga e repita do outro lado. Troque de manga e repita o processo. Saiba que é normal a manga da camisa ficar com um vinco desde o ombro até ao punho, se preferir a manga sem vinco basta rodar a manga da camisa e com cuidado passar o ferro apenas sobre o vinco.  
  • De seguida comece por passar as costas da camisa, coloque a camisa ao longo da tábua e vá rodando a camisa de modo a percorrer as costas todas. Movimente o ferro para cima e para baixo, levando-o até as pontas da camisa. Tenha em atenção para não deixar o ferro em contacto com o tecido mais do que uns segundos, para evitar queimar a camisa.
  • Depois de passar as costas, passe para a parte da frente, rodando a camisa na tábua de engomar até ficar com uma das partes da frente em cima da tábua.
  • Passe uma das partes da frente da camisa, e de seguida passe a outra parte, passe com o ferro por debaixo dos botões e perto do colarinho.
  • Coloque a camisa estendida na tábua de passar a ferro virada para baixo com o colarinho na zona da parte arredondada da tábua de passar.
  • Por fim, espalme o colarinho da camisa em cima da tábua, e passe os dois lados do colarinho da camisa.
  • Pendure a camisa num cabide, para não amarrotar.

 

Passar a ferro as calças

 

  • Tal como para outras peças de roupa, leia as instruções relativas ao passar, que vem na etiqueta das calças; repare se as calças devem ser passadas do avesso e qual é a temperatura indicada para o fazer.
  • Comece pela parte superior das suas calças, a cintura e o cós, passe para ambos os bolsos, e finalmente passe até ás bainhas das calças.
  • Vire as calças do avesso, depois coloque-as na parte arredondada da tábua de passar, como se as quisesse vestir à tábua, colocando a parte da frente das calças para cima. Passe a parte da frente das calças, incluindo a cintura. Rode as calças e passe a parte de trás superior das calças.
  • Coloque as calças ao longo da tábua de passar de maneira a que ambas as pernas fiquem uma em cima da outra, ao longo da tábua (pelos vincos). Passe as calças de maneira a passar toda a perna, até cima. Mantenha os vincos nas calças passando as calças pelas marcas já existentes. (Se forem umas calças de ganga, não faça vincos, coloque-as em cima da tábua de passar, estendidas com as pernas paralelas, passando-as de baixo para cima dos dois lados.)
  • Pegue na bainha das calças da perna que estiver a passar puxe-a até à cintura, para poder passar a parte de dentro das calças. Repita isto para a outra perna.
  • Por fim passe as bainhas de ambas as pernas.
  • Pendure as calças num cabide, para não perderem os vincos, e não amarrotarem.

 

 

(Para as meninas não implicarem mais com o passar e engomar eu corrigi.

A verdade é que tirei o texto de dois sites brasileiros, daí a palavra "engomar".

Espero que tenham ficado satisfeitas.)

15 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2012
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2011
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2010
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2009
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2008
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2007
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2006
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D