Quinta-feira, 3 de Janeiro de 2008
Dicas para passar a roupa a ferro...

Eu gosto e sei passar qualquer peça de roupa a ferro, mas sei que hoje em dia tem muitas meninas que não gostam ou não sabem passar a roupa a ferro. Tem algumas peças que são mais difíceis que outras, entre estas estão as camisas e as calças de vinco. Aqui ficam algumas dicas para obter óptimos resultados.

 

Dicas iniciais

 

Para as camisas e para as calças, antes de iniciar qualquer procedimento, encha o ferro de passar com água. O ferro de passar tem uma abertura para colocar água dentro, verta alguma para dentro do ferro, até ele ficar cheio.

De seguida deve colocar o ferro na temperatura ideal para o tipo de tecido que vai passar. Para saber a temperatura ideal que deve colocar no ferro para passar uma peça de roupa, procure a etiqueta que vêm na parte interior dessa peça de roupa. Leia essa etiqueta, que entre composição e cuidados especiais a ter com ela, também diz qual a temperatura a que deve ser passada. Nas camisas, usualmente esta etiqueta costuma estar nas laterais, nas calças usualmente está presa à cintura.

Coloque o ferro pousado de pé (vertical), com a base de ferro virada para si. Ligue o ferro à tomada e dê algum tempo para ele aquecer, menos de 1 minuto é usualmente suficiente. Para verificar se o ferro está suficientemente quente, verta algumas gotas de água na superfície metálica, se as gotas ferverem é porque o ferro está suficientemente quente.

Se a roupa estiver demasiado amarrotada, o ideal é borrifá-la com algumas gotas de água antes de começar a passar; senão, pode começar a passar a peça seca. Nunca passe uma peça manchada, ou usada com manchas de suor; o calor do ferro irá fixar essa nódoa, sendo bastante difícil, ou mesmo impossível de retirar depois.

 

 

 

Passar a ferro camisas

 

  • Desabotoe a camisa, incluindo punhos e colarinhos.
  • Se a camisa for de cores claras passe-a do lado direito, se for de cores escuras passe-a do avesso.
  • Comece por passar os punhos, estes devem ser passados pelo lado interior.  
  • De seguida passe as mangas da camisa, coloque a manga da camisa ao longo da tábua e acerte a manga pela costura, estique a manga com a mão e passe-a desde o punho até ao ombro, de seguida vire a manga e repita do outro lado. Troque de manga e repita o processo. Saiba que é normal a manga da camisa ficar com um vinco desde o ombro até ao punho, se preferir a manga sem vinco basta rodar a manga da camisa e com cuidado passar o ferro apenas sobre o vinco.  
  • De seguida comece por passar as costas da camisa, coloque a camisa ao longo da tábua e vá rodando a camisa de modo a percorrer as costas todas. Movimente o ferro para cima e para baixo, levando-o até as pontas da camisa. Tenha em atenção para não deixar o ferro em contacto com o tecido mais do que uns segundos, para evitar queimar a camisa.
  • Depois de passar as costas, passe para a parte da frente, rodando a camisa na tábua de engomar até ficar com uma das partes da frente em cima da tábua.
  • Passe uma das partes da frente da camisa, e de seguida passe a outra parte, passe com o ferro por debaixo dos botões e perto do colarinho.
  • Coloque a camisa estendida na tábua de passar a ferro virada para baixo com o colarinho na zona da parte arredondada da tábua de passar.
  • Por fim, espalme o colarinho da camisa em cima da tábua, e passe os dois lados do colarinho da camisa.
  • Pendure a camisa num cabide, para não amarrotar.

 

Passar a ferro as calças

 

  • Tal como para outras peças de roupa, leia as instruções relativas ao passar, que vem na etiqueta das calças; repare se as calças devem ser passadas do avesso e qual é a temperatura indicada para o fazer.
  • Comece pela parte superior das suas calças, a cintura e o cós, passe para ambos os bolsos, e finalmente passe até ás bainhas das calças.
  • Vire as calças do avesso, depois coloque-as na parte arredondada da tábua de passar, como se as quisesse vestir à tábua, colocando a parte da frente das calças para cima. Passe a parte da frente das calças, incluindo a cintura. Rode as calças e passe a parte de trás superior das calças.
  • Coloque as calças ao longo da tábua de passar de maneira a que ambas as pernas fiquem uma em cima da outra, ao longo da tábua (pelos vincos). Passe as calças de maneira a passar toda a perna, até cima. Mantenha os vincos nas calças passando as calças pelas marcas já existentes. (Se forem umas calças de ganga, não faça vincos, coloque-as em cima da tábua de passar, estendidas com as pernas paralelas, passando-as de baixo para cima dos dois lados.)
  • Pegue na bainha das calças da perna que estiver a passar puxe-a até à cintura, para poder passar a parte de dentro das calças. Repita isto para a outra perna.
  • Por fim passe as bainhas de ambas as pernas.
  • Pendure as calças num cabide, para não perderem os vincos, e não amarrotarem.

 

 

(Para as meninas não implicarem mais com o passar e engomar eu corrigi.

A verdade é que tirei o texto de dois sites brasileiros, daí a palavra "engomar".

Espero que tenham ficado satisfeitas.)



publicado por Suaveneno às 23:47
link do post | comentar | favorito

15 comentários:
De sandra a 23 de Julho de 2008 às 12:45
você é otima em explicar tudo sobre desamassar roupa mas vim fazer um protesto - quando você coloca um ferro quente sobre uma roupa você passa a roupa não engoma - engomar é colocar goma roupa (liquido que deixa a roupa endurecida) outra coisa existe um produto no mercado que se usa para ficar mais fácil alisar a roupa e esse produto chama-se PASSE BEM portanto toda vez que se passa o ferro quente sobre uma roupa estamos alisando a roupa portanto passando a mesma


De Deeeerrrr a 23 de Abril de 2009 às 13:45
Sandra, será que vc é burra ou o quê?
Não vê que o site é PORTUGUÊS de PORTUGAL e lá se diz ENGOMAR????!!!!???
Simples: quando o endereço (vulgo URL) terminar em .BR, é brasileiro e vc poderá corrigir à vontade se sua chatice falar mais alto. Agora, se termina em .PT é português e o simples fato de o blogueiro não usar gírias etc. já deve ser motivo pra vc ficar muito feliz.
Deixa de ser chata, ô mulher!
Prestenção!


De 123 a 20 de Maio de 2009 às 23:24
Deeeerrrr, não é a Sandra que é burra é você que não sabe Português, sim o que tem a terminação “URL” em PT.
Em Portugal passa-se a ferro, só excepcionalmente se lhe aplica um produto chamado Goa, e só nessa altura é que estamos a engomar a roupa.
Infelizmente há em Portugal alguns ‘pacóvios’ que vivem num qualquer buraco a trás de um monte e que passam a vida a engomar sem goma


De Bruno a 18 de Abril de 2010 às 02:48
Olha que não lhe ficas atrás... Ela tem razão de qualquer modo. A palavra e que sofreu uma evolução semântica. Passar a roupa a ferro, correctíssimo. Engomar, não errado, mas também não é certo. Eu ando à procura disto e só tenho pena de não lhe poder perguntar - a ela que sabe - onde é que se vende goma para passar a ferro e como aplicá-la.
E tu com esses 'vc's também deixas um bocadinho a desejar...


De Suaveneno a 19 de Abril de 2010 às 15:25
Olá Bruno!
A goma é um produto que se vende em vários sítios , no "bricomarché" ou até mesmo em hipermercados como o modelo. Quanto à aplicação da goma no produto deve de vir as instruções.
Já agora para as senhoras professoras que gostam de corrigir o português, cá vai, muitas vezes as dicas são copiadas de sites brasileiros, ou espanhóis ou seja tenho que me dar ao trabalho de os traduzir. Já agora o verbo engomar é um verbo transitivo, logo pode ser aplicado de várias formas. e a verdade é que nas lojas muitas vezes está escrito engomadoria e geralmente essas casas é para passar a ferro.

Um à parte para o comentário do "123". Já agora Goa é um estado da Índia, será que não quis dizer goma.
Infelizmente há alguns "pacóvios" que tanto querem dizer alguma coisa que até se engasgam todos.


De Bruno a 13 de Maio de 2010 às 23:46
Obrigado Suaveneno,

A minha empregada arranjou-me uma chamada "Adritt", mas acho que não enrigece a roupa - que é o que eu pretendo. Dá-lhe só algum brilho, e tal.

Algumas ideias?

PS: Vou ver nesses sítios o que é que diz.


De Flavia a 18 de Fevereiro de 2009 às 19:48
Vc sabe como tirar mancha de passe bem?? Aparentemente a empregada molhou toda a camisa social do meu marido com passe bem e nao passou, duas semanas depois quando noite a camisa estava cheia de pontos duros e machados como se fosse de vela. Já coloquei agua quente, vanish, alcool, acetona, já lavei duas vezes, passei ferro e nada, continua do mesmo jeito .


De Isabel a 14 de Julho de 2009 às 18:20
Olá Mª João, por acaso você sabe como se DESVINCAM calças? Eu preciso exactamente do contrário que você explicou acima: tenho umas calças de microfibra que foram apertadas e vieram da costureira com dois vincos. Já as passei várias vezes a ferro com água e um pano por cima e uma grande parte do antigo vinco ainda lá ficou! Tenho pena, as calças são quase novas e queria aproveitá-las.
Obrigada!


De Suaveneno a 15 de Julho de 2009 às 01:18
Olá Isabel.
Sinceramente eu uso ferro de caldeira e uso um detergente para borrifar a roupa antes de passar de forma a que fique mais macia, isso já me aconteceu nas calças da farda do meu marido a solução é passar gelo sobre o vinco. É uma questão de experimentar.
Beijinho e obrigada pela visita.


De Ana Pereira a 20 de Setembro de 2009 às 11:37
Olá, queria a vossa ajuda sabem como tirar das camisas, e até mesmo t-shirts as manchas de desodorizante? Comprei uns novos que são terríveis! todo cheio de manchas que ficam tipo pastosas... Obrigada!

Ana Pereira


De HF a 11 de Novembro de 2009 às 21:03
OLÁ...neste momento era isto mesmo que eu precisava,MUITO OBRIGADO pelas dicas,aliás o teu blog vai me dar uma grande ajuda a sobreviver aqui por casa..hehehe


De Bruno a 6 de Junho de 2010 às 23:15
Olá
desculpem estar aqui outra vez a chatear com isto da goma, mas faça o que fizer não consigo fazer com que aquele spray enrijeça a roupa. A questão é uma camisa de smoking daquelas que tradicionalmente têm os punhos, os colarinhos e o peitilho enrijecidos. Mas eu não consigo pôr isto bem!
Ajuda, sff!!!


De Fernanda a 10 de Agosto de 2010 às 21:36
Bela dica a desse site, mas nem passo mais roupa, depois que comprei minha máquina da LG com abertura frontal que deixa as roupas super macias, bem preciso mais de ferro de passar rsrsr


De vitor lopes a 23 de Agosto de 2011 às 18:29
Boa tarde
será que alguém me pode ajudar, explicando, como dou umas calças da levi´s engineered a ferro?
é extremamente complicado e opto smp por vesti-las sem dar a ferro, será que alguém me pode ajudar?
as calças, são daqueles modelos que tem a costura torcida.
obrigado


De Suaveneno a 3 de Setembro de 2011 às 00:08
Olá!
Muito sinceramente o meu irmão tinha umas e eu quando as dava a ferro passava apenas o vapor do ferro muito rente às calças. Mas agora não posso calças de ganga a ferro, sacudo e estico bem e penduro. As calças depois de vestidas ficam justinhas e impecáveis.


Comentar post

mais sobre mim
Fevereiro 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

12
13
14
15
16
17
18

20
21
22
23
24
25

26
27
28
29


posts recentes

Noticias atrasadas...

...

Ai minha vida...

Outra Carta...

Tingir roupa na máquina d...

Resposta:...

Onde é que vou parar este...

Sugestão de menu diário p...

Bolo de Chocolate...

Finalmente Férias...

arquivos

Fevereiro 2012

Setembro 2011

Julho 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Abril 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Julho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Outubro 2006

Setembro 2006

Agosto 2006

tags

todas as tags

links
pesquisar
 
blogs SAPO
subscrever feeds